segunda-feira, 24 de novembro de 2008
A ESCOLA IDEAL
domingo, 16 de novembro de 2008
A ESCOLA IDEAL
A escola do futuro deve proporcionar um ensino de qualidade onde os professores sejam capazes de educar fazendo com que os alunos tenham autonomia e auto critica para escolherem e decidirem o que será melhor para eles hoje e futuramente, fazendo com que os alunos leiam e entendam o que publicam e redigem.A escola do futuro também deve proporcionar um local adequado para estudo onde não necessariamente deva ser uma sala de aula e sim um local onde professor e aluno se sintam a vontade para ensinar e aprender, havendo regras onde todos participam elegendo compromissos e deveres.
A escola ideal deve ter...
A organização escolar requer a construção de um projeto pedagógico que, elaborado coletivamente, possibilite à escola cumprir sua função de instância socializadora do saber.Partindo dessa perspectiva, a autora aponta a responsabilidade dos profissionais da escola (professores ou não) na tomada de decisões que nortearão o projeto pedagógico. O acesso, a permanência e o sucesso dos alunos, assim como o fracasso ou a exclusão escolar, podem ser resultantes, dentre outros fatores, da direção tomada no processo de construção do projeto pedagógico.
O PROFESSOR:
UM DESAFIO AOS PROFESSORES O papel do professor tem sido, por vezes, comparado ao de um ator que sabe o seu papel e o apresenta diariamente na escola aos seus alunos. Esta é, obviamente, uma visão redutora. O professor não pode ser um ator que se limita a repetir matérias que aprendeu. Seria um desastre.
ESPAÇO FÍSICO:
O espaço para o trabalho deve ser o essencial e que permita uma aula agradável e que tenha haver com o estudo dado, se possível, por exemplo, uma aula sobre meio ambiente pode e deve ser dada num parque ecológico, na praça do bairro e etc.
Os materiais podem ser diversos mas entre estes devem ser usados livros, revistas, jornais, guache, pinceis, tesouras, mapas e etc. A escola deve proporcionar diversos materiais para o uso do aluno e do professor.
RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO:
A relação entre aluno e professor deve ser como a sugerida no construtivismo, o professor deve ser um mediador para mediar o aluno nos seus estudos, explicando auxiliando e ajudando o aluno na construção do seu conhecime nto e da sua aprendizagem.
AVALIAÇÃO:
Serve para avaliar o professor e o aluno, quando o professor consegue ter está percepção de que também precisa ser avaliado, pois as vezes o fracasso do aluno não e somente culpa deste e sim da falta de comunicação entre professor e aluno entre suas maneiras de ensinar e de aprender.
TRABALHOS DESENVOLVIDOS:
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores devem sempre serem comentados mostrados e se possível expostos para todos os que quiserem ter o conhecimento sobre os mesmos, em exposições, rádio da escola, feira cultural e etc.
A ESCOLA IDEAL DEVE EVITAR:
1 - não educa para a autonomia do pensamento;
2 - inibe o pensamento criativo;
3 - institui o medo de errar;
4 - promove a submissão intelectual às crenças vigentes, incluindo as científicas;
5 - insiste num único tipo de pensamento: o lógico-matemático;
6 - exclui o aluno dos processos
de construção do conhecimento;
7 - ignora as inteligências múltiplas do Homem;
8 - apela à aprendizagem pela memorização pura e simples;
9 - reforça a "autoridade" do professor como "mestre" detentor da Verdade;10 - limita o crescimento do EU.
sábado, 15 de novembro de 2008
A escola tradicional X A escola idel
Já a escola ideal precisa ser formada por cidadãos responsáveis, seres humanos éticos e profissionais de alta qualificação. A escola por sua vez deve promover uma educação de qualidade para todos, atendendo as necessidades do educando e seus familiares, empresas e sociedade. O aluno, ser único, capaz e ativo é desafiado a aplicar e construir conhecimentos, formular uma compreensão do mundo e resolver problemas reais, usando o cérebro inteiro e suas inteligências.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
através também da liberdade que temos de aprender e conhecer.
Assim proporcionando um ensino de qualidade voltado ao aprendizado individual transformando o individuo em sujeito em todos os aspectos sociais e pessoais.
Nessa escola precisamos de professores preparados como pesquisadores que conheça a hitória não apenas pelo contato com o passado, mas sim para usar as informações obtidas para entender como o presente e o futuro se constroem ao longo do tempo,proporcionando ao aluno a garantia de uma base maior no conhecimento,assim descobrindo maneiras mais eficientes de aprendizados através do contato com a educação de qualidade que todos nós temos por direito defendidos nas Leis de Diretrizes e Bases
A forma pedagógica para construir uma escola do futuro é simplesmente como uma orquestra, com todos do corpo docentes alinhados e com a mesma determinação e objetivo que é permitir que haja um ensino de qualidade e satisfação humana em relação à educação.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Tem que ter...

A escola ideal tem de ter o comprometimento de sesu colaboradores desde funcionarios de limpeza até professores e a direção tem que haver lazer,esportes ,cultura atividades que liguem os alunos a este tipo de informação ... Uma escola que não seja apenas uam escola mais que seja um ambiente transformador estimulador com a colaboração dos pais e se possivel da comunidade também.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
A ESCOLA IDEAL TEM QUE TER
Assista a um pequeno vídeo dos objetivos da escola ideal
Compreendemos a criança como um ser de natureza singular, que sente e pensa o mundo de um jeito próprio. Nas interações que estabelece desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que a circunda, revela seu esforço para compreender o mundo, as relações contraditórias que presencia e, por meio de brincadeiras, experiências e atividades pedagogicamente orientadas, explicita as condições de vida a que está submetida, bem como seus anseios e desejos. Sendo assim, no processo de construção de conhecimentos ela se utiliza das mais diferentes linguagens e exerce a capacidade que possui de ter idéias e hipóteses originais sobre aquilo que busca desvendar, criando, desta forma, o seu próprio conhecimento, fruto de um trabalho intenso de criação, significação e ressignificação, no qual a escola desempenha um papel fundamental.
Devemos criar estratégias de ação no que se refere aos encaminhamentos de aprendizagem. Todavia, fazendo com que seja usada várias possibilidades de aprendizagem, priorizando a reflexão sobre o desenvolvimento infantil e as perspectivas teóricas em relação ao processo de construção do conhecimento. Desta forma,(Segundo Piaget) respeitando cada fase da criança, desenvolvendo diversas atividades e práticas educativas, privilegiando a sua formação integral e a conquista da autonomia.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
OBJETIVOS:
A escola do futuro também deve proporcionar um local adequado para estudo onde não necessariamente deva ser uma sala de aula e sim um local onde professor e aluno se sintam a vontade para ensinar e aprender, havendo regras onde todos participam elegendo compromissos e deveres. Este método deve ocorrer desde o Ensino Fundamental I, pois quando os alunos passarem para o Ensino Fundamental II não teram tantas dificuldades como estão tendo hoje...

