domingo, 16 de novembro de 2008





OBJETIVOS:

A escola do futuro deve proporcionar um ensino de qualidade onde os professores sejam capazes de educar fazendo com que os alunos tenham autonomia e auto critica para escolherem e decidirem o que será melhor para eles hoje e futuramente, fazendo com que os alunos leiam e entendam o que publicam e redigem.A escola do futuro também deve proporcionar um local adequado para estudo onde não necessariamente deva ser uma sala de aula e sim um local onde professor e aluno se sintam a vontade para ensinar e aprender, havendo regras onde todos participam elegendo compromissos e deveres.

A escola ideal deve ter...

A organização escolar requer a construção de um projeto pedagógico que, elaborado coletivamente, possibilite à escola cumprir sua função de instância socializadora do saber.Partindo dessa perspectiva, a autora aponta a responsabilidade dos profissionais da escola (professores ou não) na tomada de decisões que nortearão o projeto pedagógico. O acesso, a permanência e o sucesso dos alunos, assim como o fracasso ou a exclusão escolar, podem ser resultantes, dentre outros fatores, da direção tomada no processo de construção do projeto pedagógico.

O PROFESSOR:


UM DESAFIO AOS PROFESSORES O papel do professor tem sido, por vezes, comparado ao de um ator que sabe o seu papel e o apresenta diariamente na escola aos seus alunos. Esta é, obviamente, uma visão redutora. O professor não pode ser um ator que se limita a repetir matérias que aprendeu. Seria um desastre.
O professor é um mediatizador, isto é, ele age entre o aluno e os novos conhecimentos que se deseja que ele integre através das suas capacidades de raciocínio e compreensão. É que o aluno também não pode ser um ator que se limita a memorizar matéria e a reproduzi-la, com a maior fidelidade possível, na sala de aula e nos testes. Isso também seria um desastre.Infelizmente é aquilo que mais se vê nas salas de aula. Os alunos são praticamente convidados a fixarem as matérias e a papagueá-las de seguida. Estão os professores preparados para conduzirem os alunos a altos níveis de raciocínio para chegarem à "aprendizagem significativa"? (aquela que o aluno adquire através do seu próprio esforço de pensamento e não apenas usando a memória).Como profissional, o professor tem diversas demandas: aperfeiçoar-se, desenvolver habilidades cognitivas, apresentar consciência profissional, entre outras. Como educador, deve se comunicar eficazmente, assumir responsabilidades pelo que faz, estimular o trabalho independente e a cooperação entre alunos, etc. Como especialista em didática, entre outras tarefas, tem de adaptar materiais e metodologias e dominar o manejo da classe. Finalmente, como membro de uma equipe, espera-se que invista em seu aperfeiçoamento contínuo, que solicite e ofereça ajuda aos colegas e estabeleça parcerias

ESPAÇO FÍSICO:

O espaço para o trabalho deve ser o essencial e que permita uma aula agradável e que tenha haver com o estudo dado, se possível, por exemplo, uma aula sobre meio ambiente pode e deve ser dada num parque ecológico, na praça do bairro e etc.

MATERIAS DIDATICOS:

Os materiais podem ser diversos mas entre estes devem ser usados livros, revistas, jornais, guache, pinceis, tesouras, mapas e etc. A escola deve proporcionar diversos materiais para o uso do aluno e do professor.

RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO:

A relação entre aluno e professor deve ser como a sugerida no construtivismo, o professor deve ser um mediador para mediar o aluno nos seus estudos, explicando auxiliando e ajudando o aluno na construção do seu conhecime nto e da sua aprendizagem.

AVALIAÇÃO:

Serve para avaliar o professor e o aluno, quando o professor consegue ter está percepção de que também precisa ser avaliado, pois as vezes o fracasso do aluno não e somente culpa deste e sim da falta de comunicação entre professor e aluno entre suas maneiras de ensinar e de aprender.

TRABALHOS DESENVOLVIDOS:

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores devem sempre serem comentados mostrados e se possível expostos para todos os que quiserem ter o conhecimento sobre os mesmos, em exposições, rádio da escola, feira cultural e etc.

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